CEILÂNDIA: PRESENTE, PASSADO E FUTURO EM PAUTA!
Na noite de ontem(21), à s 19h, na sede da acic, associação comercial ceilândia, integrantes do projeto lÃder – lideranças para o desenvolvimento econômico, codese – sebrae-df – acic – gdf, se reuniram com o administrador regional de ceilândia, marcelo piauà e com o chefe de gabinete da administração de ceilândia, cléber monteiro, na oportunidade os articulistas econômicos, sociais, culturais e esportivos, envolvidos e engajados com diversas questões que já tensionam e requerem um olhar mais apurados do governo entregaram ao novo gestor da cidade um conjunto de sugestões e ações que integram um plano de desenvolvimento regional para a ceilândia. Todo o trabalho apresentado pelo presidente da acic, clemilton saraiva, foi objeto de oficinas promovidas pela associação comercial de ceilândia, sebrae-df, codese e gdf nos dias 19 e 21 de novembro, que objetivou construir uma agenda de trabalho que oriente o desenvolvimento de ações focadas nos seguintes pilares, a saber: polÃtico: levantamento das deficiências do plano diretor local e encaminhamento de ações com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade. Identificar os elementos possÃveis para a implantação de uma gestão perene dos interesses da população local com a consequente apropriação dos instrumentos legais de controle e participação social previstos no artigo 12 da lei orgânica do df. Econômico: mapear, diagnosticar e desenvolver um plano de ação com vistas ao fomento do potencial empreendedor e criativo da população visando a geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócio. Social, cultural e esportivo: mapear e identificar a infraestrutura local para desenvolver ações com vistas a demonstrar a viabilidade econômica do potencial social, cultural e esportivo como vetores de desenvolvimento econômico, de inclusão social, de lazer, focando no combate a estigmatização negativa e valorizando a autoestima da população. As informações e os conhecimentos coletados e estruturados em macro temas na oficina serão objeto de elaboração de uma agenda de articulações e implementações de ações que possam envolver o setor público, privado e comunidade.
A estruturação desse plano de desenvolvimento local será desenvolvida por meio da implantação de polÃticas ou intervenções públicas, privadas e comunitárias em consonância com o que a comunidade ceilandense deseja e espera para os seus próximos 50 anos. Para o novo administrador regional de ceilândia, marcelo piauÃ, os resultados dos trabalhos da oficina com a participação de servidores públicos, empresários, empreendedores sociais, articulistas sociais, culturais e esportivos estão em linha com os princÃpios de gestão pública que irão orientar os seus trabalhos junto a regional da cidade. PiauÃ, por fim, afirmou que é possÃvel desenvolver uma gestão com a participação social e envolvimento dos atores polÃticos, sociais, econômicos e culturais e esportivos da comunidade.
Clemilton saraiva, presidente da associação comercial de ceilândia, agradeceu a presença de marcelo piauÃ, afirmando em nome de todos os presentes que a palavra chave para um novo tempo de ação em ceilândia é gestão pública na veia para enfrentar os desafios postos pela sociedade ceilandense. Fonte e fotos: acic css
FONTE E FOTOS: ACIC
CSS
Notícia publicada em: 30/12/2021