Filiação


A ACIC Assocação Comercial Empresarial e Industrial de Ceilândia é filiada à Federação das Associações Comerciais e Industriais do Distrito Federal – FACIDF, que por sua vez é filiada à Confederação as Associações Comerciais do Brasil – CACB, que congrega todas as Associações Comerciais e Industriais em todo o país. A FACIDF, fundada em 1977, tem por objetivo promover a união das “forças vivas” do Distrito Federal concentradas no nosso empresariado, por meio das Associações Comerciais locais. 

Dessa forma, surgiu a FACIDF, órgão associativo de âmbito distrital, com a missão de integrar os empresariados via Associações Comerciais local, através de ações que visam a unidade da classe empresarial, a liberdade e o apoio à livre iniciativa, à democracia e ao desenvolvimento empresarial. Tal surgimento marcou nova etapa na vida das entidades e de todos os empresários reunidos nas Associações Comerciais de todo o DF.

A CACB, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil tem sua origem nas associações comerciais de cada estado brasileiro, muitas nascidas quando o país ainda era uma colônia portuguesa. Os primeiros pontos de reuniões de comerciantes surgiram na Bahia e no Rio de Janeiro e todas tiveram como objetivo fortalecer, dignificar e proteger todos que viviam em torno do comércio e em defesa da liberdade e da cidadania. Em 1811, enquanto a Bahia ainda se reerguia da crise gerada pela saída da capital da Colônia para o Rio de Janeiro, 48 anos antes, o Governador desta Capitania, D. Marcos de Noronha e Barro, oitavo Conde dos Arcos, recebia a autorização para construir a sede da Praça do Comércio e em 1816 a entregava pronta.

Nasce assim a Associação Comercial da Bahia. Em 1912, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Barão de Ibirocahy, reuniu em sua cidade os presidentes das associações dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.

Dando origem a Federação das Associações Comerciais do Brasil que, em 1963, passou a se chamar Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Até 1994 a CACB funcionou junto à Associação Comercial do Rio de Janeiro, quando então constituiu o Núcleo Operacional Brasília. Em 1999, decidiu pela transferência para Brasília. Em 2002, para melhor representar todos os segmentos da economia, a entidade passou a se chamar Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Atualmente a CACB reúne 2.038 associações comerciais e empresariais, congregando mais de dois milhões de empresários.