Tradicional posto de gasolina de Ceilândia inova modelo de negócio
<p class="western" align="JUSTIFY">Quando começou a operar em 1989 era apenas um tímido posto de gasolina na QNO 15 em Ceilândia norte, hoje o posto colina é 1º lugar na rede shell no Distrito Federal se tornando em exemplo de inovação e de concretas mudanças no modelo de negocio na venda de combustíveis. Nos últimos tempos o que era apenas um tradicional posto de gasolina se tornou uma verdadeira central de apoio aos clientes, ou seja, deixou de lado aquela visão de ser apenas um ponto de abastecimento para se tornar em um tem de tudo que o consumidor com pouco tempo deseja encontrar em um só lugar.</p>
<p class="western" align="JUSTIFY">Na versão inovadora o que era apenas à 23 anos atrás um local para abastecimento combustíveis se transformou em um complento multiserviço, agregando diversas facilidades para o cliente, como: banco 24hs, conveniência BRB, loja de conveniência, troca de óleo, borracharia, lavagem de carro, academia de ginastica, salão de beleza, lanchonete, corretora de seguro, butique, drogaria, oficina mecâ;nica, alinhamento de carro, posto 24hs, ou seja, uma completa infraestrutura para atender às necessidades dos clientes a qualquer hora e para qualquer demanda.</p>
<p class="western" align="JUSTIFY"> </p>
<p class="western"><strong>Cenário</strong></p>
<p class="western" align="JUSTIFY">Há algum tempo, os postos de gasolina faziam parte de um setor listado como de segurança nacional. Era a época dos governos militares e o governo definia tudo, o preço de venda, a quantidade que podia ser fornecida pela distribuidora e até o horário de funcionamento. Em compensação, não havia concorrência, pois ninguém podia abrir um posto onde bem entendesse. O candidato tinha que obter uma difícil concessão e a localização era pré-determinada, para evitar proximidade e concentração. Na hora de renovar o contrato com a distribuidora, tudo corria a favor do dono do posto.</p>
<p class="western" align="JUSTIFY">De repente, tudo mudou, veio a desregulamentação e o número de postos de gasolina, nos últimos cinco anos, triplicou. Lançados à concorrência, seus proprietários viram as margens de seu negócio baixar rapidamente. Se, de um lado, se beneficiaram com a concorrência entre os fornecedores (com o aparecimento de novas distribuidoras), os postos têm, agora, que disputar sua própria clientela e fazer contas em centavos.</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western"><strong>Outras inovações:</strong></p>
<p class="western">Iluminação e decoração de natal na vizinhança</p>
<p class="western">Internet Wi Fi gratuita nas imediações do posto</p>
<p class="western">Câ;meras de vigilâ;ncia nas ruas vizinhas</p>
<p class="western">Roleta de prêmios. Sorteio brindes para cada venda na bomba acima de um valor pré-fixado,</p>
<p class="western">Promoções temáticas em datas festivas (dia das crianças, Natal etc).</p>
Notícia publicada em: 18/05/2012