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Pais e filhos


<p class="western">Pais e filhos</p> <p class="western">&nbsp;</p> <p class="western" align="JUSTIFY">A escola é o ambiente formal escolhido pela sociedade para o ensino da leitura e escrita e suas regras cultas. Dispõe de profissionais qualificados e os recursos necessários para o ensino. Porém, mesmo antes de ter a instrução formal na escola, a criança começa a aprender a ler na família, adquirindo os hábitos de leitura dos adultos que a cercam na primeira infâ;ncia e construindo suas hipóteses iniciais sobre funcionamento da escrita ainda em casa.</p> <p class="western" align="JUSTIFY">&nbsp;</p> <p class="western" align="JUSTIFY">Ao ter contato constante com a leitura feita pelos adultos, as crianças aprendem também que os textos trazem uma mensagem e servem para comunicar, divertir, ensinar. Dessa forma, desde pequena, a criança começa a compreender a importâ;ncia da leitura e escrita e sua função social na vida das pessoas. O aluno que chega &agrave; idade escolar com uma base sólida sobre o funcionamento do</p> <p class="western" align="JUSTIFY">sistema da escrita terá o aprendizado sistemático da leitura mais dinâ;mico e será alfabetizado mais rapidamente.</p> <p class="western" align="JUSTIFY">Por esse motivo, os pais devem ler para os seus filhos, indicando com os dedos as palavras que estão sendo lidas; o livro deve ser posicionado de forma que a criança possa acompanhar a leitura, ao lado do adulto, observando o texto e as imagens continuamente, ao invés de ficar no lado oposto, tendo apenas a visão da capa.</p> <p class="western" align="JUSTIFY">&nbsp;</p> <p class="western" align="JUSTIFY">Para auxiliar os filhos nesse processo, os pais devem deixar livros &agrave; disposição das crianças, junto com seus brinquedos. é aconselhável adquirir livros infantis que contenham imagens e textos, para que a crianças façam comparações e possam ler livremente. Como ainda não dominam a língua e nem o código escrito, provavelmente os pequenos inventarão suas histórias e indicarão as frases lidas com dedo, &ldquo;fingindo ler&rdquo;.</p> <p class="western" align="JUSTIFY">&nbsp;</p> <p class="western" align="JUSTIFY">Os adultos devem evitar corrigir e deixar a criança inventar suas histórias, pois isso favorece a imaginação e a relação positiva com a língua escrita. Com o tempo, a própria criança começará a fazer perguntas do tipo &ldquo;o que está escrito aqui?&rdquo;. Nesse momento o adulto pode fazer a leitura</p> <p class="western" align="JUSTIFY">solicitada. Os pais também podem despertar o interesse dos filhos fazendo suas leituras diárias na frente das crianças. Ler jornal, livro e até um manual de instrução na frente dos pequenos fará com que as crianças percebam que ler é algo tão saudável, rotineiro quanto escovar os dentes. Como a</p> <p class="western" align="JUSTIFY">leitura, diferente do ato de escovar os dentes, é algo que só os adultos fazem, logo a criança terá curiosidade e irá pedir ou pegar o livro ou jornal da casa.</p> <p class="western" align="JUSTIFY">&nbsp;</p> <p class="western" align="JUSTIFY">Além dos pais, outros membros da família como irmãos mais velhos, avós, primos e até vizinhos e amigos, podem e devem participar de momentos de leitura junto com os pequenos. Dessa forma a leitura passará a fazer parte da rotina da criança. E isso é o grande passo para a alfabetização, uma</p> <p class="western" align="JUSTIFY">vez que boa parte das dificuldades de aprendizagem em leitura consiste na desmotivação do aluno que não consegue entender o que é leitura, para que serve e sua importâ;ncia na vida das pessoas.</p> <p class="western">&nbsp;</p> <p class="western">Cristiane Ferreira</p> <p class="western">Pedagoga e Coach Educacional</p> <p class="western">Artigo publicado no Jornal de Brasília &ndash; 19/09/12</p>

Notícia publicada em: 19/09/2012