Ceilândia gera 72 mil empregos para uma necessidade de 150mil postos de trabalho O Plano Piloto é a região que mais atrai trabalhadores de outras regiões administrativas, revelou pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Das 666,5 mil pessoas que se deslocam diariamente da região em que vivem para trabalhar, 63,73% têm o Plano Piloto como destino. Na sequência, estão Taguatinga e o SIA. Segundo o estudo, 514,5 mil dos empregos se concentram no Plano Piloto, o que representa 47,72% das vagas de trabalho de todo o Distrito Federal. Taguatinga fica em segundo lugar, com um número bem menor de vagas: 96,6 mil. Ceilândia, a região mais populosa do DF, vem em seguida, com 72,5 mil ocupações. O levantamento revelou ainda que apenas 5 das 30 regiões administrativas do DF oferecem empregos suficientes para os trabalhadores residentes, entre elas Plano Piloto, SIA, Taguatinga, Lago Sul e Núcleo Bandeirante. Ceilândia é a região com mais moradores trabalhando no Plano Piloto – 50 mil se deslocam diariamente para a região. Regiões como Lago Sul e Águas Claras concentram forte oferta de trabalho na área de serviços domésticos e correlatos. Já no Lago Norte e no Sudoeste, pela característica residencial e reduzida atividade econômica, menos de 8% da população trabalha e vive na mesma região. Segundo o estudo, a maioria dos moradores trabalha no Plano Piloto, notadamente no setor público. Apesar da alta oferta de vagas de trabalho em Ceilândia (72,5 mil), a cidade não gera emprego suficiente para as 159,7 mil pessoas ocupadas, resultando em um saldo negativo de 87,2 mil postos de trabalho. O padrão deficitário se repete em outras regiões administrativas mais populosas e de baixa renda, como Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria, Sobradinho II e Planaltina. Apenas duas regiões administrativas apresentam mais da metade dos moradores trabalhando e vivendo na mesma região: Plano Piloto (96,3%) e SIA (62,3%).

Notícia publicada em: 04/04/2013