Por um comércio cada dia mais forte em Ceilândia!
Ceilândia gera 72 mil empregos para uma necessidade de 150mil postos de trabalho

Ceilândia gera 72 mil empregos para uma necessidade de 150mil postos de trabalho
O Plano Piloto é a região que mais atrai trabalhadores de outras regiões administrativas, revelou pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
Das 666,5 mil pessoas que se deslocam diariamente da região em que vivem para trabalhar, 63,73% têm o Plano Piloto como destino. Na sequência, estão Taguatinga e o SIA.
Segundo o estudo, 514,5 mil dos empregos se concentram no Plano Piloto, o que representa 47,72% das vagas de trabalho de todo o Distrito Federal. Taguatinga fica em segundo lugar, com um número bem menor de vagas: 96,6 mil. Ceilândia, a região mais populosa do DF, vem em seguida, com 72,5 mil ocupações.
O levantamento revelou ainda que apenas 5 das 30 regiões administrativas do DF oferecem empregos suficientes para os trabalhadores residentes, entre elas Plano Piloto, SIA, Taguatinga, Lago Sul e Núcleo Bandeirante.
Ceilândia é a região com mais moradores trabalhando no Plano Piloto – 50 mil se deslocam diariamente para a região. Regiões como Lago Sul e Águas Claras concentram forte oferta de trabalho na área de serviços domésticos e correlatos.
Já no Lago Norte e no Sudoeste, pela característica residencial e reduzida atividade econômica, menos de 8% da população trabalha e vive na mesma região. Segundo o estudo, a maioria dos moradores trabalha no Plano Piloto, notadamente no setor público.
Apesar da alta oferta de vagas de trabalho em Ceilândia (72,5 mil), a cidade não gera emprego suficiente para as 159,7 mil pessoas ocupadas, resultando em um saldo negativo de 87,2 mil postos de trabalho. O padrão deficitário se repete em outras regiões administrativas mais populosas e de baixa renda, como Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria, Sobradinho II e Planaltina.
Apenas duas regiões administrativas apresentam mais da metade dos moradores trabalhando e vivendo na mesma região: Plano Piloto (96,3%) e SIA (62,3%).
Notícia publicada em: 04/04/2013