Ceilândia entrou em campo por um mundo sem armas
Ceilândia entrou em campo por um mundo sem armas
A Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), participou ontem(15), no SESC de Ceilândia do lançamento da campanha "Arma não é brinquedo. Dê livro! O objetivo é desestimular a violência infantil. Cada arma de brinquedo poderá ser trocada por um livro. A iniciativa faz parte da campanha "Brasília entra em campo por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e racismo", que escolheu o 15 de abril, Dia Mundial do Desarmamento Infantil, para colocar em prática ações que visem estimular a leitura e os comportamentos pela paz.
Ceilândia foi escolhida para iniciar o processo e a Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), apoia a ação que irá estimular o empresariado e a sociedade como um todo a participarem desse movimento pela cultura de paz.
Para selar o compromisso do GDF com a luta por uma cidade sem violência, o governador Agnelo assinou proposta de Projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara Legislativa, proibindo a fabricação e a comercialização, em âmbito do DF, de qualquer “brinquedo” que estimule nas crianças a violência.
No contexto
No Brasil e em todo o mundo existem crianças que utilizam armas de fogo. Para marcar a luta por um mundo sem violência, foi criada uma data comemorativa que lembra a importância de lutar pela paz mundial e que reforça o papel da criança na sociedade, que é estudar e brincar bastante. No dia 15 de abril, comemora-se o Dia do Desarmamento Infantil. Nessa é lembrada a todas as criança do planeta que nunca deve utilizar e nem brincar com armas de fogo (nem com as de brinquedo).
Neste dia sociedade, escolas e governo promovem campanhas a favor do desarmamento infantil: as crianças são incentivadas a trocarem suas armas de brinquedo por gibis, livros infantis, brinquedos educativos, brindes e doces. A ideia é atingir não só os pequenos, mas também os pais, os quais têm um papel fundamental na educação contra a violência e devem dar exemplos de paz dentro de casa. Ceilândia, 16 de abril de 2013
Notícia publicada em: 16/04/2013