GDF agiliza processo de abertura de empresas
GDF agiliza processo de abertura de empresas
Os empreendedores do Distrito Federal já conseguem fazer a Consulta de Viabilidade nas Regiões Administrativas de Águas Claras, Sudoeste/Octogonal, Guará e Lago Sul, pela internet. A implantação do sistema virtual visa à prestação de serviços mais ágeis e simplificados para a formalização e legalização de empresas. Inicialmente a ferramenta foi disponibilizada para empreendedores do Plano Piloto e Taguatinga, mas diante da orientação do governador Agnelo Queiroz, o sistema foi ampliado. O procedimento faz parte do Projeto Integrar, que tem a missão de diminuir os transtornos causados aos empresários no processo de aberturas de firmas no DF.
A Consulta de Viabilidade é um recurso que permite realizar de forma unificada a consulta prévia que antes era feita pelas Administrações Regionais e a pesquisa de nome empresarial realizada pela Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF) para os pedidos de inscrição de empresas junto aos órgãos e entidades competentes.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa, facilitar a vida dos empresários no sentido de prover mecanismos capazes de eliminar a demora dos processos terá como resultado a criação de novos negócios no DF. “Recursos que ajudam na desburocratização tem o poder de atrair perfis empreendedores antes adormecidos pelo medo das filas nos órgãos de controle. Medidas como a Consulta de Viabilidade geram um impacto extremamente positivo na nossa economia. Em curto prazo vamos acompanhar os resultados positivos deste esforço nos índices que medem a geração de emprego e renda da nossa população”, concluiu.
Na mesma linha, a presidente da JCDF, Cristiane Hanashiro, sustenta que o tempo gasto pelo empresário no processo de formalização deve ser investido no crescimento e fortalecimento dos seus empreendimentos. “Estamos agindo com o Governo do Distrito Federal para melhorar fortemente o ambiente local de negócios. Com a consulta prévia pela internet, o empresário deixa de ir duas vezes à Administração Regional. Ele mesmo pode fazer o procedimento e receber o resultado sem sair de casa”, finalizou.
Procedimento
O interessado em abrir uma empresa nas novas localidades deve informar no site da JCDF o nome empresarial e atividade que será desenvolvida. A seguir, a Junta avaliará a possibilidade do uso do nome solicitado e as respectivas regiões administrativas analisarão a viabilidade de exercício da atividade desejada. Em um próximo passo, o empreendedor receberá, por meio eletrônico, um documento com as duas respostas.
Cabe destacar que o futuro empresário somente poderá dar entrada nos documentos na Junta Comercial se tiver resposta positiva nos dois quesitos: nome empresarial e viabilidade locacional.
Acesse aqui o link do sistema.
Fonte: Jornal de Brasilia
Notícia publicada em: 23/04/2013