Ceilândia ganha nova Agência da Previdência Social
A população de Ceilândia passa a contar a partir de hoje (14) com uma Agência da Previdência Social novinha em folha, em excelente localização, na QNM 17, perto do Fórum da cidade, numa via intermediária a avenida Hélio Prates, que corta o centro da cidade. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, inaugurou a unidade que já passa a operar plenamente a partir de amanhã. A agência passa a contar também com perícia médica e serviço social, antes realizados apenas no Na Hora, na QNM 11. O Na Hora também continuará oferecendo os serviços.
A nova APS conta com 19 guichês de atendimento, duas salas de serviço social e três consultórios médicos. A expectativa é atender cerca de 200 pessoas por dia e 300 perícias médicas ao mês. Para bem atender os contribuintes, 41 servidores administrativos e um assistente social.
De acordo com o ministro Garibaldi Alves, o dia de hoje também comemorou a sanção pela presidenta Dilma Roussef da aposentadoria especial para pessoas com deficiência. Em atendimento a um pedido do deputado Chico Vigilante, que durante a sua fala ressaltou a necessidade da sede própria tendo em vista, sobretudo o fato de o terreno já existir, Garibaldi Alves atendeu à solicitação do deputado e confirmou que, exatamente como adiantou Chico Vigilante, o local existe de fato e a sede será construída.
Garibaldi Alves também ressaltou que das mais de 50 agências inauguradas por ele, a mais comemorada de todas foi a de hoje na Ceilândia. “Mas vamos comemorar muito mais porque vamos para outra agência própria, cuja licitação da obra vai ocorrer junto com a sede do Gama até o fim deste ano, quando serão investidos R$3,5 milhões”, enfatizou o ministro.
O deputado Chico Vigilante observou que os moradores de Ceilândia são bastante exigentes. “Como morador de Ceilândia desde 1967, de onde nunca arredei o pé, digo que esta agência é muito bonita e atenderá efetivamente muito melhor a população, além de oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários, mas nós temos uma reivindicação, queremos a sede própria”, destacou o deputado. E informou que o terreno já existe. “O terreno tá locado, mas nós vamos batalhar para construir no local próprio”, observou.
Chico Vigilante é um dos responsáveis pela nova agência inaugurada hoje. O deputado além do apoio buscado junto ao GDF, trabalhou assiduamente para encontrar o terreno onde será edificada a sede definitiva.
O deputado também destacou que o trabalho que vem sendo desenvolvido no Ministério da Previdência é uma continuação do que foi feito pelo ex-ministro da pasta, José Pimentel. “Antes do governo de Lula ninguém se incomodava com o atendimento e com os beneficiários da Previdência, mas hoje em dia em cada canto que a gente vai dá pra perceber a diferença”, observou. Citando como exemplo a cidade dos seus familiares no interior do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, onde o prédio mais imponente da cidade é exatamente o da Previdência Social.
Segundo Chico, os funcionários do INSS tratam os beneficiários do serviço como clientes, com dignidade. “Isso faz toda a diferença para eles, por isso esse corpo funcional merece todo o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, destacou.
Com a agência da previdência inaugurada hoje já são nove, sendo que outras 12 estão em obras, como parte do plano de expansão da Previdência Social, iniciada no governo do presidente Lula e continuado na gestão da presidenta Dilma Rousseff. Um investimento da ordem de R$52 milhões.
Em coro com o deputado Chico Vigilante, o ministro Garibaldi Alves falou que há um divisor de águas no atendimento do INSS. “Começou no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o governo Dilma vem continuando, expandido a rede”, ressaltou. A meta do governo são 729 agências em cidades com mais de 20 mil habitantes, sendo que o governo já está alcançado a marca de 500 agências entregues ao contribuinte.
Notícia publicada em: 14/05/2013