Túnel EPTG - Taguatinga - Ceilândia: Saiu do papel e tem edital lançado

Túnel EPTG - Taguatinga - Ceilândia: Saiu do papel e tem edital lançado O GDF lançou, hoje, o edital de pré-qualificação (que define as empresas que preenchem os requisitos necessários para participar do processo licitatório) para a construção de um túnel no centro de Taguatinga, que pretende aumentar a fluidez no trânsito e acabar com os engarrafamentos no local. "Num dia normal, transitam pelo Centro de Taguatinga cerca de 60 mil veículos, sendo que, desses, 60% estão apenas de passagem. Por isso, a importância do túnel, que permitirá que esses carros não interfiram no trânsito da cidade", ressaltou o secretário de Obras, David de Matos. A obra –com 830m de extensão- está orçada em aproximadamente R$260 milhões e os recursos para sua execução são provenientes do PAC Mobilidade Grandes Cidades. A construção faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7km de extensão e ligará Sol Nascente, em Ceilândia, ao Eixo-Monumental e à Estação Asa Sul Plano Piloto, passando por Taguatinga. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, passarão pelo túnel e sairão na EPTG. Do outro lado, quem chegar à Taguatinga pela EPTG passará por ele até o início da Via Estádio, com acesso à saída logo após o viaduto da Avenida Samdú. A construção evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro de Taguatinga, e as vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte. Empresas interessadas em participar do processo -gerenciado pela Secretaria de Obras e a Novacap – devem apresentar os documentos exigidos para a pré-qualificação, que ocorrerá na sede da Novacap, no dia 10 de outubro, às 9h. Confira o edital no site. De acordo com a secretaria, estão previstas, ainda, a construção de viadutos e o alargamento de pistas com a criação de faixas exclusivas de ônibus na Hélio Prates, Comercial Norte, Samdú, Estrada Parque Indústrias Gráficas e Estrada Setor Policial Militar. (A.S./M.D.)

Notícia publicada em: 06/09/2013