CEILÂNDIA GANHA MAIS UMA UPA
Ceilândia ganha mais uma UPA
Mais uma boa notícia para os moradores de Ceilândia e vizinhança: uma segunda UPA – Unidade de Pronto Atendimento será construída em Ceilândia, desta vez na expansão do Setor O, na entrada do Sol Nascente. A obra terá início imediato. A boa notícia foi dada quinta feira (12), pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, durante a comemoração do aniversário do Deputado Chico Vigilante, na churrascaria Portal Grill, onde ele recebeu amigos e diversas autoridades do governo.
As UPA’s fazem parte de um Programa do Ministério da Saúde lançado em 2003 e tem como principal intuito otimizar o atendimento primário na saúde pública, conjuntamente com outras políticas de emergência e urgência já adotadas. Caso, por exemplo, das equipes do Saúde da Família e, em nível intermediário, complementado pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel (192).
As UPA’s funcionam 24 horas, com equipes preparadas para estabelecer um atendimento emergente no sentido de trabalhar a prevenção, uma das principais metas do Governo do Distrito Federal no que diz respeito à política de saúde pública.
O DF conta com quatro UPAS operando em pleno funcionamento.
No Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia. As quatro têm capacidade para tirar cerca de duas mil pessoas das filas de emergência dos hospitais, diariamente. Com a entrega de mais três unidades – duas na Ceilândia e uma em Sobradinho -, até o fim deste ano, perto de quatro mil pessoas poderão sair dos pronto-socorros e filas de espera dos hospitais públicos. Diariamente
Notícia publicada em: 14/09/2013