CEILÂNDIA: MULHERES SE JUNTAM PARA CONSTRUIR IDENTIDADE DE LUTA
Ceilândia: Mulheres se juntam para construir identidade de luta
Maria perifa, é assim que elas de chamam, são mulheres que acordam as cinco da matina e pegam o "buzão" lotado pra trabalhar durante o dia. Elas são mulheres que depois de oito horas de trabalho diários ainda enfrentam mais quatro horas dentro de um transporte publico que humilha e as oprime como cidadã e como mulher.
De posse desse jeito de enfrentar a vida elas criaram o Coletivo Maria Perifa, em Ceilândia, Distrito Federal, que nasceu da necessidade de se construir uma identidade de afirmação de sua auto estima e lutar contra a opressão de classe, por igualdade racial e de gênero dentro da periferia.
Essas mulheres lutadoras tem origem nos poucos espaços culturais da Ceilândia. Unidas pelas mesmas histórias e vivências e pela vontade de fortaler as mulheres da cidade. Hoje(13) no espaço Jovens Jovem de Expressão, em Ceilândia norte, o Coletivo Maria Perifa realizou oficinas de turbantes, feira de troca de livro e também se pode comprar e saborear bolo de chocolate com coco, sem leite e sem farinha feito pelas integrantes do movimento de mulheres.
Notícia publicada em: 13/12/2014