Simplifica PJ reunirá 13 órgãos para atender e regularizar empresas no DF
Com o objetivo de atender empreendedores, o Governo do Distrito Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram, na manhã desta quinta-feira (5/10), o Simplifica PJ, em Taguatinga — cidade que agrupa mais de 50% das empresas e microempresas da capital. A proposta pretende impedir que o trabalhador peregrine por locais distintos para resolver burocracias mais delicadas.
A empreendedora individual Maria de Fátima Rodrigues, 55 anos, que abriu a associação Brincando com Linhas há 10 anos, em Taguatinga Norte, comemora a ação do governo. Para ela, ter um espaço para tratar de problemas, fazer cursos e regularizar a empresa economiza tempo e dinheiro. “Pensar em abrir uma empresa e, principalmente, mantê-la é muito difícil. Além disso, demanda tempo e paciência para regularizar. O governo acertou”, opinou a empresária.
A moradora da Samambaia Sul Roze Mendes, 55, dona da empresa de artesanato Flor do Cerrado, deseja não só que o projeto avance, mas que possa ser expandido para todo o Distrito Federal. “Todas as regiões precisam, mas é necessário entender a demanda do local. Taguatinga, no caso, comporta muitas empresas e, por isso, vai ser útil para a cidade”, afirmou Roze.
Com o Simplifica PJ, o tempo de abertura de uma empresa, que chegou a ser superior a seis meses, poderá ser de menos de meia hora, a depender da atividade escolhida. Empreendimentos que necessitem de vistoria dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) terão o tempo de espera para começar a funcionar reduzido, pois grande parte da burocracia será resolvida pelo Simplifica PJ.
Para o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a parceria com o Sebrae é fundamental para que novas medidas de melhoria sejam realizadas em Brasília. “Se a gente tiver a capacidade de fazer juntos, vamos fazer mais rápido e com mais eficiência”, disse.
A ação posterior ao Simplifica PJ, segundo Valdir Oliveira, secretário de Economia, é analisar medidas que possam facilitar cada vez mais a vida do empreendedor brasiliense. “Queremos desburocratizar o quanto for possível a situação das pessoas que desejam abrir empresas aqui no DF. A ideia é facilitar e fazer esse mercado crescer. Quero entender as dificuldades e trazer soluções”, concluiu.
Órgãos incluídos
Os órgãos dos governos de Brasília e federal integram o Simplifica PJ, além de uma agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) são:
Agência de Fiscalização do DF (Agefis)
Banco de Brasília (BRB)
Conselho Regional de Contabilidade
Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
Junta Comercial do DF
Receita Federal
Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Secretaria das Cidades
Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia
Secretaria de Fazenda
Secretaria de Gestão do Território e Habitação
Vigilância Sanitária
Tags: Simplifica PJ taguatinga gdf sebrae
Notícia publicada em: 10/10/2017