Entulhos irregulares impedem acesso às obras da escola técnica federal de Ceilândia

As obras do prédio definitivo do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB), em terreno cedido pela Terracap, estão em ritmo acelerado, e a previsão é que o espaço seja entregue à comunidade estudantil em julho de 2014. Mas, até lá, a população da região administrativa mais populosa do Distrito Federal já tem a oportunidade de participar de cursos gratuitos ofertados pela unidade por meio de parcerias com entidades privadas e públicas de Ceilândia. Mas todo os esforço para a construção da sede definitiva dessa escola profissionalizante vem sendo dificultada pelo lixo colocada as margens do canteiro de obras. Todos os dias a população que passa perto do local ou viaja no metrô passa ao lado da curva do trem em Ceilândia sul e vê as obras e junto a ela quantidade enormes de entulhos de construção jogados irregularmente na área de acesso a obra do IFB Ceilândia. A Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), com o apoio do Deputado Chico Vigilante, lutaram e conseguiram a implantação dessa unidade de ensino técnico profissionalizante para a cidade. A nova luta é urbanizar a área de acesso ao IFB de forma a combater a sujeira jogada por coletores de entulhos que se servem do espaço para jogar restos de materiais de construção e lixo. Para o presidente da Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), Clemilton Saraiva, o momento é de mobilização da comunidade para que a área degrada seja integrada a área física do IFB Ceilândia de forma a serem construídos equipamentos de lazer a serem disponibilizados a comunidade, bem como a construção de mais blocos de salas de aula de forma a dobrar a capacidade da escola de seus 1200 alunos para uma leva 2400 alunos em cursos profissionalizantes. Saraiva afirma que a ACIC irá solicitar ao Deputado Chico Vigilante que leve a demanda ao Governador Agnelo Queiroz de forma a que ele autorize a Terracap a cessão desse terreno ao IFB – Campus Ceilândia. Histórico O Campus em Implantação, está funcionando provisoriamente no andar de cima do prédio da Agência do Trabalhador do setor P sul, localizado na na EQNP 26/30. Nesse local, a unidade oferece os cursos de Informática Básica para a Terceira Idade e cursos Técnicos de Gestão Escolar, na modalidade de Ensino a distância (EaD), além dos cursos de Operador de Computador e Auxiliar Administrativo, por meio do Pronatec. Por meio de uma Graças a uma parceria com a Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), o IFB está ofertando cursos de Auxiliar Administrativo e Inglês aplicado a Serviços Turísticos no centro de capacitação da Associação. Outra local de oferta de cursos pela unidade, fruto de parceria, é a Biblioteca do Centro Cultural (Ceilândia Norte) que recebe cursos de auxiliar administrativo, inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos, todos pelo Pronatec. Sede definitiva As obras da sede definitiva do Campus Ceilândia ficam ao lado do prédio da Universidade de Brasília (UnB - Ceilândia). A previsão é que o prédio seja entregue à comunidade estudantil até julho de 2014, com um custo total de R$ 11 milhões. De acordo com o projeto, o novo espaço será construído com capacidade de atender 1.200 estudantes e terão, em média, 6 mil m² de área. A nova unidade terá bloco pedagógico (administração e salas ginásio poliesportivo coberto e bloco de laboratórios).

Notícia publicada em: 19/12/2013